Exclusivo: MP pressionou família e comemorou morte de Plastino

Jornal Ribeirão publica nesta quinta-feira, com exclusividade, arquivos inéditos da Operação Spoofing

, atualizado

Compartilhar notícia

Trecho de mensagem que consta em arquivos da Operação Spoofing
Trecho de mensagem que consta em arquivos da Operação Spoofing - Foto: Reprodução
Trecho de mensagem que consta em arquivos da Operação Spoofing - Foto: Reprodução

O Jornal Ribeirão teve acesso, com exclusividade, ao maior conteúdo já disponibilizado sobre a Spoofing até o momento. Ao longo de quase dois meses, foi feita uma triagem, por amostragem, dos assuntos abordados, e há muitas informações novas que sugerem procedimentos contestáveis utilizados pelo Ministério Público.

Nesta quinta-feira (24), o veículo publicará a primeira das reportagens produzidas após a análise parcial do material. Outras virão, sem compromisso de periodicidade – a análise completa dos documentos está sendo feita pela equipe do Jornal.

Entre outros pontos, o primeiro texto destaca a pressão sobre Marcelo Plastino, empresário dono da Atmosphera, empresa que centralizava a distribuição de cargos terceirizados para políticos na gestão Dárcy Vera. Sem resistir à pressão, ele acabou tirando a própria vida.

As conversas mostram ainda estratégias consideradas “fora das quatro linhas” adotadas pelo Ministério Público, como transferência sem motivação de Plastino de unidades prisionais e pressão sobre o filho dele, Pedro Plastino, de forma a forçar uma delação premiada. Há, ainda, comemoração explicita da morte de Plastino por um dos promotores da força-tarefa

 

Leia a reportagem completa na edição desta quinta-feira do Jornal Ribeirão